Contatos

Intervenção Comportamental - Terapia ABA

Intervenção Comportamental

Intervenção Comportamental - A Intervenção Comportamental, também conhecida como Terapia ABA é indicada para crianças, adolescentes e adultos, indiferente de diagnóstico. A Terapia ABA é intensiva e sistemática.

Há dentro da ABA, sete dimensões, as quais norteiam o trabalho do Analista do Comportamento. São elas:

  • Aplicada - A intervenção é aplicada a algum ou alguns focos. Sempre é avaliado o quão relevante socialmente um comportamento é, para aquele indivíduo, para ser alvo de intervenção.
  • Comportamental - O foco é o comportamento. É o que o indivíduo faz.
  • Analítica - Refere-se a demonstração de quais variáveis são responsáveis pela ocorrência ou não do comportamento em questão.
  • Tecnológica - Refere-se a necessidade de que todos os comportamentos sejam descritos em detalhe para que um leitor treinado consiga replicar um procedimento.
  • Conceitualmente sistemática - Os procedimentos devem estar relacionados aos conceitos da Análise do Comportamento.
  • Eficácia - Refere-se à amplitude das mudanças comportamentais produzidas pelo procedimento.
  • Generalidade - Todos os comportamentos aprendidos devem manter-se no repertório do indivíduo e o indivíduo deve conseguir reproduzir nos mais variados ambientes.
Intervenção Comportamental - Terapia ABA

Toda e qualquer intervenção comportamental, deve ser pautada em uma avaliação comportamental prévia. A partir da avaliação é possível confeccionar um Plano de Ensino Individualizado - PEI. O PEI é composto por comportamentos em déficit e em excesso, que foram avaliados como alvo de intervenção em determinado momento da vida do indivíduo.

Todas as intervenções são registradas, de maneira a gerar dados da evolução do caso. Esse controle é importante para o bom desempenho das programações.

 
image
image